Granito

 

 

Você sabia?

O granito é uma rocha magmática, plutônica e ácida de estrutura cristalizada- um dos constituintes essenciais da crosta terrestre- o granito é composto acima de tudo por feldspato, micas e quartzo.

Os componentes minerais são visíveis ao olho na forma de grãos característicos, que dão ao granito seu nome. Existe uma grande variedade de granitos (mais de 500 tonalidades listadas). Os mais conhecidos são o granito preto, o granito cinza granulado e o granito rosa.

O granito reage bem ao polimento, mas sua estrutura granular não permite cinzelamento fino. Não é poroso, é durável e sua densidade é de aproximadamente 3000 kg/m³.

O granito é muito usado como material de construção para interiores (pias de cozinhas e banheiros) e exteriores. Também é usado em esculturas e lápides.

Alguns gnaisses (ortognaisses) – rochas também compostas por quartzo, feldspato e mica- vêm do metamorfismo do granito e são mais comumente usadas como pedra de construção. “Granito” também é um termo comum para descrever qualquer rocha de aparência granular que apresente impermeabilidade e estrutura homogênea. 

Existe também o termo “granito artificial”, usado para um concreto composto de pedra de mármore que, quando selado, adquire uma superfície semelhante à do granito verdadeiro. O “granito belga” é um mármore preto com pontos brancos.

Pontos Fortes: durabilidade, impermeabilidade, boa qualidade de polimento superficial, abundância.

Pontos Fracos: estrutura granular que impede o manuseio delicado.

Referência: Livro “Materiologia: o guia criativo de materiais e tecnologia”. Ed. Senac SP

 

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes