Diferentes acabamentos para mármores e granitos

 

 

 

Diferentes acabamentos em mármores e granitos dão variadas possibilidades e toque sutil ao ambiente.

Mármores e granitos são pedras atemporais, que caem bem com qualquer tipo de decoração. Esses materiais levam sofisticação e elegância aos espaços e ajudam a caracterizá-los e personalizá-los, uma vez que podem passar por diferentes tipos de acabamentos.

As opções são muitas, por isso é importante saber onde usar cada uma. 

O acabamento polido é feito a partir de lustração e tem aspecto liso e brilhante, indicado para áreas internas. Seu aspecto liso e brilhoso o torna de fácil manutenção. Ficam bem em mármores e granitos colocados em escadas que, para ficarem mais seguras, podem receber ainda três frisos antiderrapantes ou uma faixa apicoada.

O mármore ou granito levigado também é plano, porém, não reflexivo. O granito é lixado com abrasivos até deixá-lo liso e pode ser usado em espaços externos ou internos, desde que a decoração seja mais rústica. 

Já as pedras jateadas, ficam bem com todo tipo de decoração, desde que em áreas externas. O jateamento é feito à base de jato de areia e produz um plano mais rugoso. 

O mesmo ocorre com as pedras flameadas, pela propriedade antiderrapante. Neste processo é passado o maçarico, queimando alguns componentes da rocha, escondendo alguns defeitos (rochas com muita mica (biotita) não podem passar por este processo por derreterem). Cria um aspecto rugoso e ondulado.

Mármores e granitos apicoados também são utilizados em áreas externas, mas podem aparecer em ambientes internos. Para obter o apicoado são feitas batidas (marteladas), criando furinhos no granito, tornando-o antiderrapante e resulta em uma superfície também rugosa, mas com relevo de até vários milímetros. Eles podem ser usado em detalhes como revestimento de lareiras, bancadas de lavatórios e em paredes com pontos de luz direcionados.

Em escadas de áreas externas, acabamentos rústicos, como apicoado, jateado ou flameado, as tornarão mais seguras, menos deslizantes. Já para bordas de piscinas, geralmente escorregadias, é mais indicado o uso de pedras jateadas ou levigadas, que não deixam a superfície escorregadia, nem machucam no contato.

Comum em todos os tipos de acabamento, a beleza inerente ao mármore e ao granito encantam. Essas pedras possuem variedade de cores e desenhos. Caem bem com muitas propostas de decoração, tornam os espaços mais sofisticados e criam belas composições.

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes