Quarto do bebê

 

 

Não é necessário gastar uma fortuna para ter um ambiente acolhedor para o bebê, e nem se preocupar demais se o espaço não for muito grande. Com ajuda profissional e planejamento é possível criar um quarto de bebê funcional e encantador. 

Se você deseja dar um toque de fantasia ao quarto, papéis de parede e adesivos são boas opções para personalizar o ambiente.

Os itens básicos para o quarto do bebê são: berço, guarda roupa, cômoda, cadeira ou poltrona para amamentar e mesa de apoio. Se o ambiente comportar, você pode acrescentar mais móveis, mas tenha em mente que quartos para crianças pequenas devem ser arejados e de fácil limpeza.

Para facilitar esta empreitada separamos algumas sugestões para as futuras mamães:

BERÇO FUNCIONAL PARA ESPAÇOS PEQUENOS

Se o quarto destinado para o bebê for bem pequeno, considere um berço que já tenha acoplado a ele o trocador e algumas gavetas, assim você poderá abrir mão de uma cômoda separada e, quem sabe, ganhar espaço para uma cadeira e uma mesinha de apoio. 

Mesmo em um quarto maior, a vantagem desse tipo de berço é ter tudo bem pertinho na hora de trocar o bebê. 

Dê preferência para que o berço fique posicionado no quarto em sentido contrário à porta, assim você poderá ficar de olho no bebê quando estiver passando pelo corredor. 

CÔMODA COM GAVETAS DE TAMANHOS VARIADOS

Tenha em mente que aquelas roupas bem pequenininhas do bebê, que ocupam tão pouco espaço, durarão só alguns meses e, logo, ele usará roupas maiores e mais volumosas. Daí a necessidade de gavetas ou até gavetões para dar conta de tudo o que não for pendurado. 

Mesmo com apenas um metro de largura, uma cômoda é um item indispensável do quarto do bebê. Você pode aproveitar a parede acima dela para prateleiras ou armários, para guardar remédios, fraldas descartáveis e outros artigos necessários para a troca da fralda, que ficarão apertados demais na superfície da cômoda se ela for pequena. 

POLTRONA DE AMAMENTAR COM LONGA VIDA ÚTIL

Além de muito confortável, a poltrona ou cadeira de amamentação precisa ser forrada com um tecido fácil de limpar, como couro sintético ou facto, ou ser impermeabilizada por uma empresa de confiança. 

Outro fator que prolonga a vida útil da poltrona é escolher como acabamento um tecido de cor ou estampa neutra, porque assim conseguirá aproveitar sua poltrona em outro ambiente da casa quando não tiver mais uso no quarto do bebê. Caso prefira, há também a possibilidade de trocar o tecido.

MESA DE APOIO NÃO É SÓ PARA DECORAÇÃO

A ideia de bichos de pelúcia, bonecas ou carrinhos em cima da mesinha é uma graça, só que isso acaba roubando de você um espaço precioso para apoiar objetos que se revelarão fundamentais nos principalmente nos primeiros meses. Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó.

De modo geral, é importante ter um apoio no quarto para colocar um abajur, um relógio, um copo de água para você enquanto amamenta, ou apoiar uma mamadeira. 

Se for possível, vale também reservar um lugar para um pequeno aparelho de som, assim você poderá incluir músicas suaves no ritual de dormir do seu filho.

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes