O poder das cores

 

 

Pensando em pintar uma parede ou redecorar com objetos coloridos?

Segundo a psicologia das cores, cada tonalidade é capaz de despertar diferentes sentimentos e sensações.

Saiba quais são e escolha bem antes de decorar seu ambiente!

Vermelho - É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa e corajosa. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo!

Tons de Rosa - Mistura de branco com o vermelho, tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso.

Laranja - Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade.

Amarelo - Também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva e ativa a mente a se abrir para novas ideias. Esta cor é associada com o intelecto, as ideias e a busca pelo conhecimento.

Verde - O verde capta o olhar é a cor do equilíbrio, trazendo harmonia, descanso e alegria. Sendo diretamente associada a ecossistemas naturais, a vida e à saúde.
Indicado para uso nos quartos, varandas, salas, banheiros e locais de repouso.

Azul - O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associada à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono.

Violeta - Você odeia ou ama? Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério.

Púrpura - Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada em contraponto com elementos de outras cores.

Magenta - Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais.

Turquesa - É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Marrom - Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, como nos móveis em madeira.

Cinza - Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa despercebido. Devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.

Branco - Realça todas as cores! Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, amplitude, limpeza e sofisticação. Esta cor permite uma boa iluminação ao ambiente, uma vez que absorve pouca luz e transmite pouco calor.
É indicada na decoração de ambientes pequenos e com poucas aberturas.

Preto - Preto é a junção de todas as cores - totalmente absorvidas. Ela absorve toda a energia que vem na sua direção. Comunica clareza absoluta e sofisticação.
Indicado para uso em salas de TV ou de uma parede específica com objetos claros na decoração.

Interessante como as cores agem de forma positiva ou negativa, não é mesmo?

O segredo é saber equilibrar as cores.

Agora, mãos a obra!

Marcadores:

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes