Lar doce lar

 

 

Quem que não gosta de voltar pra casa depois de um longo dia de trabalho? Relaxar, curtir, receber amigos... 

Um lar além de tudo tem que ser a extensão do modo de vida e do momento em que os moradores estão vivendo. A personalidade de cada um tem que estar presente, mesmo que somente nos objetos utilizados na decoração, deixando ela com sua cara e do jeitinho que você gosta.

Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso:

- Símbolos de fé
Não importa qual é a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança. Vale ter um espaço reservado para expor os seus símbolos ou mesmo usá-los de maneira criativa, como em estampas de almofada ou em composição com quadros decorativos.

- Heranças de valor sentimental
A manta de crochê bordada pela sua avó e a louça que frequentou a casa de sua mãe têm lugar na sua decoração. Encontre a melhor forma de aproveitá-las para que todos possam vivenciar essas histórias de família. Além de um ato de carinho, o apego afetivo a determinadas peças que são cheias de história, é também sustentável.

- Aromas dão identidade
O cheiro preferido pode ser estimulante ou relaxante. Para isso, existem essências fáceis de manipular que devem ser sentidas ao entrar em casa ou de acordo com a ocasião. Também vale acender um incenso ou dispor de belas flores perfumadas.

- Organização facilita o dia a dia
Livros e objetos de uso frequente devem ficar à mão, separados por interesse. Isso serve para todos os cômodos, das gavetas de roupas aos documentos no escritório. O exercício de arrumar a casa ajuda a se reestruturar mentalmente.

- Objetos de recordação
É fundamental que a casa tenha a cara do dono e seja um espaço de experimentação. Nem sempre é preciso comprar peças caras, mas também pensar naquelas que têm valor pessoal. Fotos, objetos de viagem e presentes de amigos devem ter seu espaço na decoração. Esses elementos resgatam vínculos afetivos e remetem a momentos de alegria.

- Menos é mais
As pessoas brigam em espaços apertados e abafados. É importante não exagerar na quantidade de móveis, principalmente em ambientes pequenos. A fluidez da circulação traz bem-estar. Tenha apenas o que você usa, evite acumular tranqueiras em uma mesinha ou roupas em uma poltrona. Os móveis estão para te servir e não para te atrapalhar.

- Casa quente é gostosa de ficar
Nos dias de frio, a lareira faz às vezes de aquecedor, com mais charme. Os modelos portáteis podem andar pela casa.

- Encontros agradáveis
Os ambientes devem estar preparados para facilitar as reuniões e receber bem os amigos, sem cerimônia. Não podem ser pequenos nem grandes demais, para as pessoas se relacionarem.

- Resgate da natureza 
Uma dose de verde é sempre indicada para dar frescor a casa. Pode ser um vaso com plantas ou flores de corte dispostas em pequenos arranjos. Ou até mesmo uma peça de mobiliário mais rústica, as imperfeições da madeira são perfeitas porque foram causadas pela natureza. 

- Casa em movimento
Sempre que der vontade repense a posição dos móveis, pinte as paredes com cores diferentes e troque os objetos de lugar.

Saiba mais sobre o uso de cor e sua influência
http://goo.gl/rxeH6l

- O som faz o ambiente
Música é boa para os ouvidos e para a alma. Selecione as canções que inspiram você e ouça-as de acordo com seu estado de espírito. Não espere uma festa para curti-las. O preparo de uma refeição pode ser a hora certa para tocar a sua seleção.

- Iluminação natural 
Uma casa com amplas janelas é mais gostosa de ficar e mais saudável. Na falta de grandes aberturas, a dica é usar espelhos. Eles ainda propõem novas perspectivas sobre o ambiente.

Entenda melhor como os espelhos podem contribuir 
http://goo.gl/IIwjC2

- Vento a favor
Grandes janelas proporcionam uma boa ventilação e deixam a temperatura agradável. Se suas janelas forem em lados opostos, o ar estará em frequente circulação e renovação. O conforto e a saúde agradecem.

- Luz indireta acalma e cria um clima
Para relaxar antes de dormir, use abajures. Duas horas antes de dormir evite a luz branca, inclusive a da tela do computador. 

- Paciência faz a diferença
Controle a ansiedade. A alma da casa vem com o tempo e a casa deve ser como um quadro, no qual o morador compõe como quiser. O verdadeiro lar nunca está pronto.

Não há lugar como o nosso lar! Cuide dele com carinho.

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes