Banheiro : 10 dicas para não errar.

 

 

Banheiro é aquela parte da casa usada por todos, mas quando o assunto é o seu projeto, muitas vezes, ele é esquecido e deixado em segundo plano. 

Não importa se você deseja realizar a obra de um banheiro pequeno ou amplo, alguns cuidados precisam ser tomados. Tenha ciência que certas decisões só podem ser tomadas durante a fase de projeto. Confira abaixo algumas dicas para não errar.

1. Dinheiro reduzido x Banheiro amplo 

Você quer o banheiro dos seus sonhos? Antes de sonhar demais dê uma conferida nos preços dos materiais e acessórios que você deseja. Existem preços e materiais de todos os tipos e gostos e não existe limites para a sofisticação. Por isto é importante saber exatamente o que você espera do seu banheiro e conversar com seu arquiteto para que ele projete algo dentro da sua realidade.

2. Instalações elétricas e hidrossanitárias

O banheiro possui instalações de água, esgoto e energia e por isto precisa ser muito bem projetado por alguém que entenda do assunto. Basta um pequeno problema de projeto nas instalações para você ter um grande prejuízo. 

3. Iluminação 

Ocorre que muitos lembram de contratar o projeto de iluminação para a sala de estar e de jantar e esquecem que a iluminação do banheiro também é muito importante. Um banheiro sem projeto de iluminação correto pode prejudicar a funcionalidade do mesmo. Os equívocos mais comuns estão no posicionamento das luminárias e na especificação das lâmpadas.

4. Ventilação 

Fique atento à ventilação do seu banheiro. Se a ventilação não for bem pensada isto pode gerar diversos problemas, sendo os mais prováveis a umidade e o aparecimento de fungos. Muitas vezes podemos constatar que a janela será suficiente para uma boa ventilação, e por isto se torna necessário o uso de exaustão forçada. Tudo vai depender do posicionamento do banheiro na casa e da ventilação natural do ambiente interno e externo. 

5. Importância de um bom layout

Já imaginou você terminar a reforma do seu banheiro e descobrir que o espaço que ficou para o sanitário é muito apertado? O banheiro precisa ser um espaço funcional, e cada centímetro deve ser muito bem aproveitado para que ele possa cumprir o seu papel. Existem espaços mínimos que devem ser respeitados entre cada elemento do banheiro, para garantir a segurança e conforto do usuário. 

6. Projetar espaços funcionais 

Sua rotina e sua vaidade definem o perfil na hora de projetar um banheiro. Se o profissional não perceber estas características seu banheiro não será um espaço funcional, e suas necessidades não serão atendidas, gerando insatisfação permanente.

7. Presente x Futuro 

Um erro muito comum é projetar o banheiro do seu filho pequeno com tudo que ele deseja hoje. Não esqueça que os filhos crescem, e rápido! E junto com eles, seus desejos e gostos se alteram. Pense bem antes de inserir motivos muito infantis, é possível que você tenha que fazer uma reforma muito em breve.

8. O banheiro da moda 

Esta dica nada mais é que uma continuação da dica anterior. Banheiros são feitos para serem utilizados por décadas. Não é comum e nem barato destruir e reconstruir um banheiro toda vez que a moda mudar. Então cuidado na hora de sair comprando um vaso sanitário com uma cor exótica ou revestimentos marcantes para a parede. Deixe o visual do banheiro mais neutro e use elementos na decoração que podem ser retirados e colocados com facilidade. 

9. Materiais resistentes

Na hora de projetar um banheiro escolha materiais que são resistentes à umidade. Não existe nenhuma parte da sua casa mais úmida do que o banheiro. Este cuidado especial deve ser tomado na hora de comprar ou projetar móveis sob medida. Evite o uso de revestimentos ou materiais porosos em banheiros. 

10. Custos do dia a dia 

O uso diário de um banheiro gera custos pesados para o orçamento da casa com relação ao consumo de água e custos com energia elétrica, principalmente para o aquecimento de água. Em alguns casos existe o custo com consumo de gás. Na hora de projetar um banheiro você tem a oportunidade de pensar sobre estas questões. Pense na possibilidade de incluir no projeto o aquecimento de água pelo uso de energia solar. Existem também sanitários desenvolvidos que consideram a economia de água e a sustentabilidade. 

É importante enfatizar que todos os itens aqui relacionados devem ser pensados no projeto, evitando assim muito retrabalho e, ao mesmo tempo, gerando mais economia na sua execução.

Pensando em reformar seu banheiro? Contrate um arquiteto.

Please reload

Please reload

Please reload

Marcadores
Matérias recentes